Respostas em VÍDEO_Academicismo

video

Comentários

  1. De Denilson (Igreja Batista Regular do Mucuripe)

    Olá Pr Rômulo,

    Parabéns pela ideia dos vídeos! Enriquecerá bastante o blog.
    Sobre o vídeo temos que a consequência deste academicismo reducionista é, como o sr comentou, a falta de vida piedosa e o excesso de valorização do intelectualismo. Para enriquecer mais o tema encontrei este texto do Pr Hernandes Dias:

    AS CAUSAS DE NÃO SE BUSCAR AVIVAMENTO DEPOIS DE 1860
    1. O declínio de teologia reformada = Até então, a teologia era basicamente calvinista. Veio a era modernista. Veja as lutas de Spurgeon.

    2. A influência dos escritos de Finney = As pessoas em vez de buscar a Deus e orar por avivamento quando vêem a igreja desfalecer, resolvem antes encarregar uma comissão para organizar campanhas evangelísticas.

    3. Intelectualismo sem piedade = Depois de 1860 os livros sobre o Espírito Santo de calvinistas e arminianos nem se referem ao avivamento (Lewis Sperry Chafer, Charles Hodge - preocupação em termos de grandes e abstratos sistemas).

    4. Por que os reformados perderam o interesse por avivamento? = 1) Interesse só por doutrina sem interessar-se por piedade. 2) Muita energia despendida na luta contra o modernismo deixou de lado uma pregação positiva. 3) Aversão natural para com a emoção e assim cai noutro extremo e extingue o Espírito.

    4) Excessiva reação ao pentecostalismo - antipentecostal > antipentecoste > antiEspírito Santo. 5) Preconceito - pensar em termos de rótulos e partidos - Deus usou arminianos. Quem defende a soberania de Deus não pode questionar isso! AMÉM

    Abraço,
    Denilson de Andrade
    denilson@unifor.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Denilson. Seguramente seus comentários enriqueceram a temática. Esse blog só é moderado por mim, mas é feito por todos que comentam as postagens.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Oi pastor. Muito obrigado pela resposta. Aprendi bem as vantagens (diálogos e tolerância) e desvantagens (pedantismo, reducionismo e racionalismo).
    esteja sempre certo de que estarei em constante oração e vigilância para não cair nisso. Obrigado pelas instruções.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pr Rômulo,
    Parabéns pela iniciativa de fazer os vídeos. Gostei muito de tudo que foi comentada sobre academicismo. Algumas vezes já pensei sobre essa questão. A vida de um pastor não deve basear-se apenas no conhecimento intelectual. Acredito que a questão do relacionamento praticada durante as atividades da igreja é que seguramente realiza um trabalho de formação de um pastor. Vale ressaltar que não desconsidero o conhecimento acadêmico.
    Sugiro a leitura do livro: "Um por todos e todos por um" de Gene Getz.
    O autor trabalha muito o conceito de investirmos mais nos relacionamentos com os irmãos da igreja. É um ótimo livro para quem excerce liderança.
    Que Deus continue abençoando esse blog!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Karla. Legal pela dica de literatura. Abração!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário