O Protestante Desgalatado.

Se você é protestante e se incomoda com críticas ao Catolicismo Romano categorizando-as como iconoclastas, fora da ordem, supérfluas e exageradas, é porque sua agenda está mais comprometida com questões políticas, éticas e culturais do que com a essência e a proclamação do evangelho.
Sim, estamos juntos na luta contra o aborto e, no caso de alguns católicos, na luta por um estado menor; temos uma visão próxima na educação e compartilhamos muito do valor dado ao modelo bíblico da família. Contudo, se em nome dessas lutas você se priva (por medo, pragmatismo, imediatismo ou para se manter no “time do bem”) de críticas a um sistema que sustenta o outro evangelho combatido com rigor e vigor pelo apóstolo aos gentios, sua escatologia está míope ou é monstruosamente estrábica.
Como bem colocou Geerhardus Vos, a “escatologia precede a soteriologia”. Evangelho envolve promessas que direcionam nosso olhar para cima e para frente. Diria mais: as Escrituras (e.g., 2 Pedro) nos alertam de que há uma relação direta entre escatologia e moral. Comprometa a primeira e negociará a segunda. Dê mais valor as lutas temporárias do mundo visível e logo ficará indiferente e cego para o eterno, para o juízo eterno, para as promessas eternas – para o Evangelho.
Acorda, um católico romano não vai abandonar suas lutas (e.g., contra o aborto) porque você o criticou ou colocou com clareza as cartas na mesa. Você não “perderá” um militante por criticá-lo; no máximo, ele será lembrado de que você é diferente dele. Diferença gritante que divide o maldito do bendito – o judaizante do cristão. Não esqueça, os judaizantes que ameaçavam o cristianismo na Galácia do primeiro século entrariam com facilidade no mastodôntico e deformado guarda-chuva da Cristandade (eufemismo para “aqui cabe heresia contanto que tenha o nome de Jesus”). Deixe isso claro, caso contrário, os representantes do catolicismo terão mais privilégios do que o hipotético anjo celestial que prega outro evangelho. Aí estará claro que sua única e maior luta será pelo que passa. Diagnóstico: você é um protestante desgalatado. Tratamento único: uma dose cavalar de Gálatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perfil

Minha foto
Rômulo Monteiro alcançou seu bacharel em Teologia (Seminário Batista do Cariri – Crato/CE) em 2001; concluiu seu mestrado em Estudos Bíblicos Exegéticos no Novo Testamento (Centro de Pós-graduação Andrew Jumper – São Paulo/SP) em 2014. De 2003 a 2015 ministrou várias disciplinas como grego bíblico e teologia bíblica em três seminários (SIBIMA, Seminário Bíblico Teológico do Ceará e Escola Charles Spurgeon). Hoje é professor do Instituto Aubrey Clark - Fortaleza/CE) e diretor do Instituto Bíblico Semear e Pastor da PIB de Aquiraz.-CE Casado com Franciane e pai de três filhos: Natanael, Heitor e Calebe.